terça-feira, 4 de junho de 2013

A ARTE DE JOSÉ PIMENTEL NETO





 Para mim José Pimentel Neto ou Pimentex (os pseudônimos e nomes trocados são comuns no mundo dos quadrinhos eróticos) é um dos maiores desenhistas do Brasil. 

Sim, DESENHISTAS na acepção da palavra. Não apenas um autor de comics de sacanagem. O tema da obra se torna irrelevante dado os traços do desenhista que beiram o realismo e a perfeição. 

Quando se coloca o sexo nessa mistura...aí colega, o negócio fica simplesmente fodástico. Vimos o resultado disso em "Lôa - A Guerreira Ardente" e também em "A Sex-Ecologista".  

É necessário deixar a hipocrisia de lado. Quadrinhos eróticos são e sempre foram uma expressão de arte. Por mais que os detratores e "hater boys" queiram renegar o trabalho de grandes autores brasileiros simplesmente porque eles fizeram histórias eróticas.  Ora, nada pode ser mais tolo e infantil. Existe público para todos e qualidade das obras deve ser respeitada.

Por isso é inaceitável vermos algumas dessas obras simplesmente colocadas como "tapas buraco".   Essa coletânea de 3 histórias é uma junção de quadrinhos curtos de Pimentel publicados na revista Pervers nos anos noventa e início de 2000. 

Dá para perceber que se tratam de quadrinhos colocados no periódico somente para "completar a página". Algumas parecem incompletas. Outras não, mas fica a dúvida. A primeira história chamada de "Sex Continium" parece ser parte do quadrinho "Diane e os Leões". 

Agora vem a pergunta: com quadrinhos dessa qualidade porque não se publicou o todo ao invés de recortar a história em partes? Lamentável.

É uma das tristes faces das publicações editoriais do Brasil naquele tempo. Falta de respeito com o autor e também com os leitores. 

A postagem é mais uma homenagem a esse desenhista fantástico, que em qualquer lugar do mundo estaria ao lado de um Moebius, Serpieri ou Manara. Mas estamos no Brasil. É foda! 

De nossa parte fica a nossa reverência e a esperança de que um dia possamos ver essas obras completas de Pimentel Neto sem nenhum tipo de preconceito ou porca decisão mercadológica . Seremos os primeiros a comprá-las com gosto e a ler esses quadrinhos  com um sorriso nos lábios. 

Confiram e desculpem o desabafo... 


Preto e Branco, Colorido - 24 Páginas - Alta Resolução 
  
 

6 comentários:

Anônimo disse...

Hello! Could you please correct link 'Download2'. File on '4shared' from another post. Thank you.

Anônimo disse...

Na realidade, o link 1 está down, e o link 2 dá a Arte de Seabra. Obrigado.

Janjão disse...

Valeu pessoal! Vamos corrigir a cagada!

Roberto disse...

Excelente trabalhos mas realmente dá pra ver que eram tapa buracos...talvez o apelo sensual não seja, mas acabou de forma muito abrupta tb.

Mas aquilo, na época a coisa era meio amadora mesmo e muito desse material se perdeu nos porões dessas editoras...se não fosse por vc e outros aqui na internet, muita coisa nunca mais veria a cor do dia.

(Até Gilvan Lira conseguiu material que ele mesmo tinha achado perdido por aqui)

vlw e vamoquevamo

Jose R. disse...

Muito legal a arte do J Pimentel Neto e raros de achar valeu mais uma vez por postarem

Janjão disse...

Pois é José R., os desenhos são espetaculares. Infelizmente é difícil ver algo parecido hoje no Brasil. Esperamos que um dia as pessoas valorizem mais quem sempre lutou pelos quadrinhos no Brasil e que deixem esse preconceito pelos trabalhos eróticos de lado.